O que é o Hospital da Bonecada®?

O Hospital da Bonecada® é um projeto da Associação de Estudantes da Nova Medical School | Faculdade Ciências Médicas, criado em 2001 com base no projeto “Teddy Bear®”, desenvolvido pela EMSA (European Medical Students Association). Trata-se de um hospital-modelo, onde as crianças levam os seus bonecos para serem tratados, em várias salas, dinamizadas por estudantes de diversos cursos da área da saúde – Ciências Biomédicas e Laboratoriais, Farmácia, Dietética e Nutrição, Ciências da Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Imagem Médica e Radioterapia, Medicina, Medicina Dentária, Ortóptica, Psicologia e Terapia da Fala -, que assumem precocemente o papel de profissionais de saúde neste jogo de “faz de conta”. O Hospital da Bonecada® conta ainda com a colaboração de voluntários dos cursos de Animação Sociocultural e Educação Básica, que entretêm as crianças na Sala de Espera.

Qual o nosso propósito?

Pretendemos com esta iniciativa erradicar a “síndrome da bata branca”. Esta pode ser explicada como um conjunto de ideias e reações negativas na criança perante um profissional de saúde, associadas a situações menos agradáveis no ambiente hospitalar. Acreditamos que algumas barreiras entre os profissionais de saúde e crianças de idade precoce consigam ser quebradas ao proporcionarmos uma experiência divertida e enriquecedora num hospital de brincar.
Além disso, o Hospital da Bonecada® promove a sensibilização das crianças para a importância de hábitos saudáveis como uma boa nutrição, higiene oral, exercício físico, entre outros.

Novidades do XVIII Hospital da Bonecada®?

Na 18ª edição propomos a organização habitual de um hospital-modelo, estendendo a duração do evento principal de 9 para 10 dias. Definimos como tema para esta edição a “Criança com Doença Crónica”, pelo que pretendemos reforçar a vertente solidária do projeto, revertendo parte dos lucros para Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos dos 0 aos 18 anos “O Kastelo” da Associação NOMEIODONADA. De forma a inovar e elevar a qualidade do projeto, planeamos estendê-lo para fora da área da Grande Lisboa, realizando mais mini-edições de curta duração em diversas áreas do país. Propomo-nos ainda a realizar um segundo evento de grandes dimensões na segunda metade de 2019. Deste modo, definimos um alcance desejável de cerca de 5000 crianças ao longo de todo o projeto.